sábado, 10 de outubro de 2009




De acordo com o governo do Primeiro-Ministro Ariel Sharon, a consolidação do cessar-fogo entre as partes beligerantes possibilita a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza, concretizando a transferência de soberania e consequente materialização da territorialidade, dois fatores fundamentais para a existência de um Estado soberano palestino.

Em agosto de 2005, o exército israelense e colonos judaicos se retiraram da Faixa de Gaza para aumentar o controle sobre a Cisjordânia. Por conta disto, a ANP treinou um efetivo de 5.000 policiais para a manutenção da ordem da região após a retirada israelense. Entretanto, apesar de ter conquistado soberania sobre Gaza (mas não sobre a Cisjordânia), os palestinos entraram em um conflito interno que ocasionou a tomada de poder pelo Hamas da Faixa de Gaza e o recrudescimento dos ataques com mísseis caseiros contra Israel a partir desta região, paralisando novamente as conversações de paz.

No dia 25 de agosto de 2008 foram libertos 199 palestinos presos em Israel. Mas esse ato não foi visto com bons olhos pelos israelenses: "A libertação dos prisioneiros é um ato de fraqueza, que vai incentivar ainda mais o terrorismo." Mas há quem veja pontos positivos nessa historia: "a libertação dos prisioneiros demonstra a disposição por parte de Israel de fazer concessões dolorosas a fim de promover as negociações de paz." concluiu Olmert.

Em dezembro de 2008, após contantes atos terroristas sofridos em seus território, Israel revida através de bombardeios em Gaza.

Foi retirado do : pt.wikipedia.org/wiksiria

Aluna:Ana Carla da Silva Dias N°04

Nenhum comentário:

Postar um comentário